6- A Escala Diatônica
É a reunião das sete notas musicais que guardam entre si
intervalos de Tom ou de Semitom.
Escala Diatônica de Dó Maior: É a Sequência das sete notas musicais conhecidas.
Que guardam entre si intervalos pré-definidos conforme segue:
Intervalo entre: Dó e Ré
----- Tom
Ré e Mi
----- Tom
Mi e Fá
----- Semitom
Fá e Sol
---- Tom
Sol e Lá
---- Tom
Lá e Si
------ Tom
Si e Do ----- Semitom
A Escala de Dó Maior pode ser considerada a Escala
"Modelo" ou "Mãe" de todas as escalas maiores, pois todas
as outras deverão ter a mesma estrutura da Escala de Dó Maior, com relação aos
intervalos (distâncias) entre suas notas:
Tom - Tom - Semitom -
Tom - Tom - Tom - Semitom
A Propósito, as Escalas Menores existem sim, elas possuem
uma outra estrutura a qual estudaremos mais tarde, mas também têm origem na
escala maior.
Observe no Teclado que como entre Do e Re existe a
distância de 2 semitons há entre essas notas uma tecla preta que ainda não
sabemos o nome. Isto ocorre também entre Re e Mi, Fa e Sol, Sol e La, La e Si.
Observe que como entre Mi e Fa e Si e Dó o intervalo é de
semitom, essas teclas estão juntas (não há nenhuma outra entre elas).
7- Alterações
As Alterações (ou acidentes) são sinais que utilizamos ao
lado das notas e servem para alterar a sua entonação natural fazendo a nota
subir ou descer Tom ou Semitom. Basicamente são
três: Sustenido, Bemol e o Bequadro.
SUSTENIDO:
O sustenido AUMENTA a nota em um Semitom, ou seja, se você
vir este sinal ao lado de uma nota qualquer saiba que esta nota deverá ser
executada um Semitom ACIMA.
Exemplo: Se a nota Dó recebeu um sustenido ela passa a se
chamar Dó sustenido e será tocada meio tom acima. Veja a escala abaixo:
No teclado, ela será tocada na tecla imediatamente à
direita do Dó. Então aquelas teclas pretas do teclado recebem agora um nome,
conforme sua posição. Veja abaixo:
sobe
No violão ou guitarra, usaremos a 2ª corda (SI), contaremos
a partir da 1ª casa, tocaremos então na 2ª casa o DÓ#. Veja abaixo:
Obs.: Por convenção, para efeito didático, o braço do
violão ou guitarra será posicionado como se estivesse à sua frente com a cabeça
à sua direita. Veremos então as cordas MI, SI, SOL, RÉ, LÁ, MI, de 1ª a 6ª, de
baixo para cima.
BEMOL:
O bemol ABAIXA a nota em um Semitom, ou seja, se você vir este sinal ao lado de uma nota qualquer saiba que a mesma deverá ser executada um Semitom ABAIXO.
Exemplo: Da mesma forma, se a nota Ré recebeu um Bemol, ela passa a se chamar Ré Bemol e será tocada meio tom abaixo. Veja a escala abaixo:
No teclado, ela será tocada na tecla imediatamente à
esquerda do Ré, ou seja, na tecla preta logo abaixo do Ré. Veja:
sobe
No violão ou guitarra, na 2ª corda (SI), contaremos a
partir da 3ª casa, desceremos então para a 2ª, tocaremos o Rɨ. Veja
abaixo:
Ué, mas você deve ter notado que o Dó sustenido é a mesma
tecla de Ré bemol (mesma casa na guitarra). Uma tecla ou nota pode ter dois
nomes diferentes? Sim. A esse fenômeno chamamos de ENARMONIA.
Observe que o Fá também pode ser chamado de Mi sustenido,
da mesma forma que o Si pode também ser chamado de Dó bemol, vai depender do
contexto, mas isso é assunto para um momento mais a frente.
Para concluir, devo dizer que existem ainda o DOBRADO
SUSTENIDO (aumenta a nota em dois semitons), de símbolos conforme abaixo:
O DOBRADO SUSTENIDO
ou
O DOBRADO BEMOL
(abaixa a nota em dois semitons):
O BEQUADRO:
Este último tem a função de um antídoto, ou seja, ele anula
o efeito de qualquer alteração fazendo a nota voltar à sua entonação normal.
Só de curiosidade, quantos e quais são os nomes que a nota
Ré pode ter? Use a imaginação e a imagem dos instrumentos acima.
Em breve mais postagens. Aguardem...
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