Nesta publicação reuni a História do Piano desde a invenção do Cravo, sintetizando as informações mais importantes deste incrível instrumento musical.
O CRAVO
O cravo é um instrumento muito antigo. Teve origem na alta Idade Média, numa época em que houve vários avanços na fabricação de mecanismos e máquinas pré-modernas. As referências mais antigas, escritas sobre o instrumento datam dos anos 1300. Assim como o Piano, é um instrumento de cordas, mas as mesmas são pinçadas ou beliscadas, e não percutidas com martelos, como acontece com o Piano. Pode possuir um ou dois teclados sobrepostos e seu formato é em forma de asa, parecido com o Piano de Cauda.
Da família dos cravos, é um instrumento musical de cordas beliscadas, com uma pena de ave, mais especificamente pena de pato. Foi construído por Giovanni Spinetti, em 1503 na cidade de Veneza. As menores medem cerca de 1,17 metros. Seu formato característico é o triangular.
Também da família dos cravos, é a mais simples variação, caracterizado por uma caixa pequena e retangular, também de cordas beliscadas, montadas paralelamente ao teclado sobre o lado mais longo da caixa.
O CLAVICÓRDIO
O Clavicórdio produz um som com volume suficiente para atuações. No clavicórdio o som é produzido pela percussão ou batimento de martelos que permanecem em contato com a corda, que pode ser de bronze ou ferro. Uma das primeiras referências ao clavicórdio surge na Inglaterra, no reinado de Henrique VII, pela rainha Isabel de York, numa entrada do seu diário de Agosto de 1502: "The same day, Hugh Denys for money by him delivered to a stranger that gave the queen a payre of clavycordes. In crowns form his reward IIII libres."
Embora muitos dos instrumentos construídos antes de 1730 fossem pequenos (4 oitavas, 1,2 metros de comprimento), estes novos instrumentos chegavam a ter mais de 2 metros e 6 oitavas de extensão.
O PIANO
Teve a sua primeira referência publicada em 1711, no "Giornale dei Litterati d'Italia" por motivo da sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori, sendo aperfeiçoado constantemente até as atuais características. No piano, a corda é percurtida por martelos, mas o mesmo afasta-se da corda imediatamente após tocá-la deixando-a vibrar livremente.
A essência dessa nova invenção, residia na possibilidade de dar diferentes intensidades aos sons e por isso recebeu o nome de "piano-forte" (que vai do pianíssimo ao fortíssimo) e mais tarde, reduzido apenas para piano.Os modelos são: Piano Vertical e Piano de Caldas. O piano vertical tem a armação e as cordas colocadas verticalmente. A armação pode ser feita em metal ou madeira. Os martelos não se beneficiam da força da gravidade. O piano de cauda tem a armação e as cordas colocadas horizontalmente.
Necessita por isso de um grande espaço, pois é bastante volumoso. É adequado para salas de concerto com tetos altos e boa acústica. Existem diversos modelos e tamanhos, entre 1,8 e 3 m de comprimento e 620 kg.
Abaixo alguns esquemas de mecanismos de Piano Vertical e de Caudas:
Seguem dois vídeos no Youtube que demonstram a execução de uma mesma música tocadas no Cravo e no Piano, ouçam o quanto o timbre evoluiu:
Prelúdio em Dó Maior BWV 846 (J. S. Bach) - Maria José Carrasqueira
Canal do Youtube MUSICAL ART CHANNEL
J. S. Bach: Prelúdio e Fuga em Dó Maior (BWV 846) - Sviatoslav Richter, piano
Canal do Youtube Pianoplayer002's Classical Scores
É claro que a evolução não termina por aqui. O Piano evoluiu para o Teclado, mas isto é assunto para outro tópico. Aguardem.
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