domingo, 19 de fevereiro de 2017

11- As Claves.

Clave é um sinal que usamos no início da pauta e serve para determinar a localização das notas nela. Existem 3 tipos de Clave, a Clave de Fá, a Clave de Sol e, muito raramente usada, a Clave de Dó.


Elas existem por causa dos vários tipos de instrumentos musicais, pois os instrumentos podem ser de som agudo, como o violino, ou muito grave, como o Contrabaixo.
Imaginem se houvesse somente uma clave. Alguns instrumentos seriam escritos somente nas regiões mais baixas da pauta, em compensação, o violino, por ser um instrumento de sons agudos, suas notas seriam escritas, consequentemente, somente numa região muito mais alta da pauta (haja linha suplementar, héin).
Chamamos de tessitura de um instrumento o conjunto de notas limitado pela sua extensão, ou seja, conjunto de notas compreendidas entre a nota mais grave e a mais aguda que esse instrumento consegue tocar. Por isso cada clave é específica para um grupo determinado de instrumento, de acordo com sua região tonal. Segue uma figura ilustrando a tessitura de vários instrumentos e sua escrita na clave de Sol e Fá combinadas. Observe a quantidade de linhas suplementares superiores, necessárias para escrever as notas do flautim, harpa e violino:


A Clave Funciona como uma assinatura abreviada. A linha Onde a clave for assinada receberá o seu nome, ficando assim estabelecida a posição das notas musicais. Cada clave pode ser assinada apenas em suas linhas específicas, conforme segue:

A Clave de Sol



A Clave de Sol é escrita (assinada) na 2ª linha da pauta, determinando assim que essa linha se chamará linha de Sol. É usada para instrumentos de som mais alto, como o Violão, Guitarra, Piano (para as teclas médias e agudas), Saxofone alto, tenor e soprano, Trompete, e outros.

A Clave de Fá



A Clave de Fá é escrita na 3ª ou 4ª linha dependendo do instrumento, e é usada para instrumentos de som grave como o Contrabaixo, Tuba, Trombone, Piano (para as teclas mais graves) e outros. Seu desenho lembra uma orelha. Como a Clave de Fá pode ser escrita nas linhas 3 ou 4 o que indica onde ela está sendo escrita são os dois pontinhos colocados entre a linha que se deseja. É escrita mais comumente na 4ª linha.

A Clave de Dó



A Clave de Dó é raramente utilizada, por ser mais antiga, foi escrita inicialmente para representar as vozes humanas (alto, tenor e mezzo-soprano), e podia ser escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linhas, conforme as vozes. Hoje em dia é usada mais frequentemente na 3ª linha. Um dos raros instrumentos que a utilizam é a viola. Seu desenho originou-se na letra "C", na verdade duas letras "C" desenhadas invertidas e sobrepostas. Essa Clave foi substituída, pela Clave de Sol para as vozes mais agudas e a de Fá para as notas mais graves.
Quando quisermos escrever qualquer nota, ou trecho musical na pauta de música, faz-se necessário a utilização da Clave, para sabermos com precisão quais notas estão sendo representadas.
Em alguns casos, instrumentos que possuem várias oitavas, precisamos utilizar a combinação de mais de uma Clave. É o caso do Piano. Isso é necessário porque o piano é um instrumento que abrange desde regiões das notas mais graves até as mais agudas, dizemos que ele possui uma tessitura maior (quantidade maior de oitavas, ou extensão maior).

O piano é um excelente instrumento para exemplificarmos a utilização das claves e do próximo conceito a ser estudado: O Dó Central. Mas isso deixaremos para o próximo tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário