Para representar as diferentes durações das notas musicais usamos figuras que podem representar tanto o som da nota quanto seu tempo em silêncio.
Uma figura musical pode ser composta das seguintes partes: Cabeça, Haste e Colchetes, conforme a figura:
Algumas figuras possuem apenas a cabeça, outras somente a cabeça e a haste. Algumas possuem cabeça, haste e colchetes e é isso que as diferencia graficamente.
Atualmente usamos 7 figuras musicais, conforme abaixo:
Conforme a ilustração acima, cada figura imediatamente à baixo vale a metade da anterior. Música tem muito de matemática. Então o único pré requisito para entender esse assunto é que você saiba realizar contas de dividir. Apenas. Difícil, não? Hihihi. Vamos lá.
SEMIBREVE, MÍNIMA, SEMÍNIMA, COLCHEIA, SEMICOLCHEIA, FUSA e SEMIFUSA.
Os valores das figuras musicais são determinados por uma fração, escrita no início da pauta, onde o seu denominador representará o valor da nossa maior figura (a SEMIBREVE). Estudaremos mais profundamente as frações mais adiante.
Para facilitar a nossa compreensão, por enquanto, suponhamos apenas que essa fração tenha denominador 4 como na imagem acima. Isso irá determinar que a nossa maior figura valha 4 tempos.
A maior figura que usamos é a SEMIBREVE, que vale portanto 4 tempos (por enquanto). A figura seguinte é a Mínima e vale 2 tempos (metade de 4 tempos). A figura seguinte é a SEMÍNIMA, valendo 1 tempo (metade de 2 tempos), por isso ela ganhou o prefixo SEMI, que significa a metade. E assim por diante... A próxima figura é a COLCHEIA, vale 0,5 ou 1/2 tempo, ganhou esse nome porque ela tem um colchete. Daí fica fácil entender o nome da próxima figura: SEMICOLCHEIA, valendo 0,25 ou 1/4 tempo (metade de 1/2 tempo), essa possui 2 colchetes. Seguida pela FUSA, valendo 1/8, possui 3 colchetes. Advinha o nome da próxima? Isso mesmo. SEMIFUSA, vale 1/16 tempo.
Antigamente, existiam figuras com valores ainda maiores que a Semibreve. Aliás você já deve ter percebido que as figuras recebem um nome, e que depois, o próximo nome é precedido do sufixo latim "semi" (que quer dizer a metade, meio), então, seguindo a lógica dos nomes das figuras, o nome Semibreve só poderia ter vindo do nome Breve, que valia então 8 tempos. Existiam duas figuras maiores ainda que a Breve, elas eram a Longa (16 tempos). e a Máxima (32 tempos).
Abaixo segue a representação dessas antigas figuras, de Som e de Silêncio (ou pausa), respectivamente:
Parabéns pelo conteúdo. Está me inspirando na aula de música na igreja em que sou voluntário
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário! Teremos mais conteúdos e atualizações!
ExcluirMuito bom! Eu sou estudante de canto aqui em Angola e aprendi aqui algo que não sabia. Espero saber mais
ResponderExcluiruau que incrível!
ResponderExcluirObg ,ajudou muito
ResponderExcluir